No que deu o diálogo com os hackers?
By Gustavo Noronha
Publicado originalmente em janeiro de 2012, no Trezentos.
Mercadante sai do Ministério da Ciência e Tecnologia e vai para a educação. No meio do ano passado houve um grande burburinho em torno de um suposto diálogo do Ministério da Ciência e Tecnologia com os hackers.
Na época, comentei o seguinte num post do grande Pedro Abramovay no Observador Político:
“Soa muito como cooptação, mesmo, busca de apoio de um grupo, da mesma forma que Dilma fez durante a campanha: falando bem das iniciativas de cultura livre do Ministério da Cultura para assim que foi eleita colocar lá uma Ministra que quer desmontar tudo. Eu sempre brinco que se a gente vivesse no Brasil anunciado estaríamos muito bem. Já teríamos vários Ministérios migrados para Software Livre, por exemplo =P; acontece que vivemos no Brasil real. Do meu ponto de vista, até que se prove o contrário, o discurso do Mercadante foi preparado por algum assessor ou amigo para ficar bem na fita e não vai acontecer absolutamente nada de concreto. Minha experiência nesse quesito não me deixa muito otimista, mas vamos ver o que vem.”
Afinal, houve algo de concreto? Se houve de fato o diálogo, foi algo de momento, ou algo perene que continua hoje e continuará pós-Mercadante? Ou foi, infelizmente, mais um show de fogos de artifício para nosso eterno carnaval de anúncios sem lastro?